sábado, 11 de julho de 2009

Familía ;)


Para SERRA (1999), a família tem como função primordial a de protecção, tendo sobretudo, potencialidades para dar apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos, podendo formar uma barreira defensiva contra agressões externas. FALLON [et al.] (cit. por Idem) reforça ainda que, a família ajuda a manter a saúde física e mental do indivíduo, por constituir o maior recurso natural para lidar com situações potenciadoras de stress associadas à vida na comunidade.


Apesar de, muitas vezes inconscientemente, excluirmos muitas pessoas do nosso seio familiar, não deixam de ter um elo connosco, seja apenas afectivo, ou de sangue. Mas se, como referido, uma das funções da família é proteger, dar apoio emocional (e fisíco)...porque é que muitas vezes não são os nossos familiares que o fazem?! Pois é, assim posso justificar (e coerentemente) que, mais importante que alguns familiares, os nossos AMIGOS têm um papel fundamental na nossa vida...pelo menos na minha têm, e muito! Quantas vezes são os amigos que nos ouvem, ajudam, encobrem, protegem, são um chamado "porto de abrigo"?? Muitas!!!


Amigos, familía...eu não lhes faço distinção...sei que são ambos igualmente importantes, essenciais e indispensáveis na minha vida...cada um ocupa o seu lugar, mas para ter este lugar é porque mereceu a minha confiança e respeito...


Quando me dizem "a familía não se escolhe, os amigos podem escolher-se..."...os meus amigos não foram escolhidos, simplesmente entraram na minha vida e no meu coração e por algum motivo permanecem :)


Deixo isto em aberto... para um dia, talvez, continuar a escrever sobre este assunto...

1 comentário:

disse...

Depois existem aqueles para quem a definição de família é mesmo aqueles que amamos, e por isso os amigos estão incluídos e são de facto, em muitas alturas,a nossa família :)